DESOBSTRUENTE EM TUBO:
O uso do tubo desobstruente é muito simples. Primeiramente, ele é aplicado quando o fogo está aceso, através da porta de inspeção da câmara de combustão ou pela instalação do queimador, de forma que a chama produzida pelo combustível entre em contato direto com o produto. Caso o combustível utilizado seja sólido, como carvão ou lenha, o produto será aplicado sobre a massa incandescente.
Para tornar a ação e os efeitos desta aplicação mais eficazes, ela deve ser feita aproximadamente uma hora após o início da instalação, já que dessa forma as condutas de fumaça estão suficientemente aquecidas, CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL para um desempenho ótimo do produto.
DOSE:
A dose neste caso é determinada pela quantidade e tipo de combustível utilizado até o momento da limpeza.
Dose orientativa: 4 tubos de desobstruente x 500 kg de combustível utilizado.
MANTENIMENTO:
Combustíveis sólidos, como lenha, carvão, etc: 2 tubos de desobstruente x 400 kg de combustível utilizado.
Combustíveis líquidos, como gasóleo, óleo combustível, etc: 2 tubos de desobstruente x 500 kg de combustível utilizado.
Na aplicação do desobstruente, é preferível usar o produto dentro de sua embalagem, que é de polietileno, sem deixar resíduos ou sujar a instalação.
De preferência, deve-se esperar um intervalo de 24 horas entre cada unidade desobstruente.
ADVERTÊNCIA:
No caso de depósitos de resíduos não queimados obstruírem praticamente a instalação, o risco de incêndio persistirá e recomenda-se, então, uma limpeza mecânica. Aconselha-se a limpeza periódica por métodos físicos ou químicos.