Usos do Vidro
O vidro é um material que no setor da construção possui diversos usos, portanto é importante saber escolher o tipo de vidro necessário para cada caso.
A primeira impressão que temos é que todos os vidros são iguais, mas na verdade eles oferecem múltiplas possibilidades em termos de formas, cores, espessuras e podem ser decorados por meio de várias técnicas.
Os vidros mais comuns e acessíveis para todas as pessoas são:
- Vidro monolítico ou float (é o tipo de vidro mais simples, incolor e pode ser encontrado em várias espessuras)
- Vidro laminado. O vidro laminado é resultado da união de dois ou mais vidros monolíticos, que são perfeitamente unidos pelo PVB colocado entre as lâminas. Em caso de quebra, os pedaços não se espalham.
- Vidro temperado. O vidro temperado é um vidro de segurança obtido por meio da exposição de um vidro comum a mudanças bruscas de temperatura. Ele é mais resistente a impactos e quebras do que outros tipos de vidro no mercado. Pode ser fabricado com formas, perfurações e todas as outras manipulações aplicadas a vidros.
- Vidro lacado. É um vidro que tem uma das suas faces pintada com uma cor escolhida da paleta RAL ou Pantone. É principalmente usado para decoração ou revestimento de paredes. É um vidro bastante fino, com cerca de 4 mm de espessura, e seu uso é exclusivo para interiores.
- Neoceram. É um vidro vitrocerâmico com alta resistência térmica (cerca de 800°C) e é principalmente utilizado em lareiras. É um vidro transparente e deve ser instalado corretamente para não entrar em contato com o ferro e se quebrar.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO VIDRO:
- Transparência.
- Pressão.
- Resistência ao calor.
- Resistência à flexão (uma medida que avalia a resistência durante a deformação).