O vidro é um material que pode ser reciclado repetidamente sem perder suas propriedades. O uso do vidro reciclado ajuda a economizar energia, é menos custoso e também reduz resÃduos e o consumo de matérias-primas. A maior parte do vidro reciclado pode ser utilizada para fazer novas embalagens e uma pequena proporção é destinada à fabricação de outros materiais de construção.
Os diferentes tipos de vidros que existem são quimicamente incompatÃveis, por isso é necessário fazer uma seleção antes da reciclagem. Neste caso, temos três tipos de materiais: vidro reciclável, vidro não reciclável e cristais. Cada um possui composições e propriedades quÃmicas diferentes.
A olho nu, alguns são mais transparentes e frágeis do que outros, mas a diferença principal é o ponto de fusão. Ao fundir a diferentes temperaturas, obtemos produtos que contêm grumos na estrutura e que são defeituosos.
Resumindo, podemos reciclar todos os tipos de garrafas de bebida, potes, frascos, perfumes... e o que não podemos reciclar são copos, taças, espelhos, pedaços de janelas e portas.